Política

Em reunião com Guedes, ACM Neto sugere reforma direcionada a tributos federais e fecha questão contra "nova CPMF"

Divulgação
A segunda parte do projeto do governo, mais polêmica e que ainda não foi enviada aos congressistas, criaria um imposto sobre transações financeiras eletrônicas, nos moldes da antiga CPMF  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/08/2020, às 12h05   Yasmin Garrido e Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, sugeriu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que a reforma tributária fosse direcionada a uma mudança, inicialmente, nos tributos federais. O democrata, que também integra a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), revelou que o partido deve fechar questão contra qualquer novo tributo, a exemplo de uma "nova CPMF".

"Acho que é melhor, nesse momento, a gente se concentrar na mudança dos tributos federais. Depois facultando a estados e municípios poderem aderir a essa reforma tributária. Acho muito arriscado num momento de pandemia, num momento de crise econômica, recessão do País, os municípios poderem abrir mão do ISS, muito arriscado. Defendo a simplificação do sistema, unificação de tributos, porém é preciso fazer isso de maneira gradual", avaliou, após ser questionado pelo BNews durante coletiva de imprensa neste sábado (8).

Em 21 de julho o governo enviou ao Congresso a primeira parte da proposta de reforma tributária, que prevê a unificação do PIS e do Cofins (incidente sobre a receita, folha de salários e importação), criando um tributo sobre valor agregado, com o nome de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS). Ainda há outros dois projetos tramitando na Câmara e Senado.

Porém, a segunda parte do projeto, mais polêmica e que ainda não foi enviada formalmente pelo governo aos congressistas, criaria um imposto sobre transações financeiras eletrônicas, nos moldes da antiga CPMF.O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), antes contrário à criação de um novo imposto, admitiu recentemente essa possibilidade, mas desde que em substituição a outro existente.

"O DEM fecha questão contra qualquer aumento de impostos, qualquer proposta de aumento de impostos no Brasil. Principalmente a tentativa...o ministro disse ontem que não, não pretendem, mas sempre fica aquele fantasma de retorno da CPMF", completou ACM Neto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp