Política

MP perde prazo para recorrer de decisão que deu foro a Flávio Bolsonaro

Agência Senado
Ao perder o prazo para recurso, o Tribunal de Justiça do Rio não atenderá dois pedidos feitos pelo MP: um para que o caso fosse levado para o STJ e outro para o STF  |   Bnews - Divulgação Agência Senado

Publicado em 11/08/2020, às 10h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público do Rio de Janeiro perdeu o prazo para recorrer, no âmbito da Justiça estadual, da decisão que mudou o foro do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das “rachadinhas”.

No dia 03 de junho, o processo saiu das mãos do juiz Flávio Itabaiana, da primeira instância e responsável por medidas como a quebra do sigilo bancário e fiscal do político, além da prisão de Fabrício Queiroz, e passou para as mãos dos desembargadores do Órgão Especial do TJ do Rio.

Ao perder o prazo para recurso, o Tribunal de Justiça do Rio não atenderá dois pedidos feitos pelo MP: um para que o caso fosse levado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outro para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na manifestação tardia à Justiça do Rio, o MP considera que a decisão de dar foro especial a Flávio Bolsonaro foi uma interpretação que “concedeu privilégio pessoal”ao ex-deputado estadual e que a decisão “produziu reflexos na ordem pública, em virtude da comoção social gerada”.

Em entrevista a CNN Brasil, promotores do MP que não atuam no caso e juristas afirmaram que a perda de prazo para recurso é um equívoco processual raras vezes cometido. O MP e a defesa de Flávio Bolsonaro travam uma batalha nos tribunais federais e do Rio em torno do caso das rachadinhas.

Ainda em junho, os investigadores foram ao STF contra a decisão que mudou o foro do senador investigado. O relator do caso é o ministro Gilmar Mendes, que solicitou uma manifestação da Procuradoria Geral da República antes de remeter o tema para julgamento da Segunda Turma de ministros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp