Política

Sedur confirma que VLT do Subúrbio terá integração com ônibus e metrô pela mesma tarifa

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Oposicionistas ao projeto argumentam que alguns usuários não terão condições de pagar a nova taxa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/08/2020, às 20h50   Henrique Brinco


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A Secretaria de Deselvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur) confirmou ao BNews que o VLT de Salvador terá integração com ônibus e metrô pelo mesmo valor de tarifa, que hoje está em R$ 4,20. A tarifa nos trens do Subúrbio atualmente custa R$ 0,50, sem a integração. Oposicionistas ao projeto argumentam que alguns usuários não terão condições de pagar a nova taxa. Segundo a pasta, todavia, estudos preliminares apontam que a maioria dos usuários do Trem do Subúrbio são passageiros sazonais. 

"O VLT/Monotrilho atenderá uma população de mais de 500 mil usuários de transporte coletivo, abrangendo os municípios de Simões Filho e Salvador (região do Subúrbio Ferroviário, Península Itapagipana, Liberdade, Baixa de Quintas, dentre outros bairros). Estes usuários pagam atualmente R$ 4,20 do transporte coletivo e terão oportunidade de, com a mesma tarifa, poderem fazer a integração de ônibus, VLT e metrô, num percurso que atualmente é realizado em até duas horas passando para 40 minutos de viagem, num modal com qualidade, conforto e segurança", esclarece a secretaria, em nota. "44% dos atuais usuários, significam um universo de 2.400 pessoas. O futuro sistema subsidiará o transporte de 170 mil viagens diariamente que, com a integração plena (ônibus, metrô e VLT), custará para o Estado da Bahia (poder concedente) R$ 7,10, pagando os usuários R$ 4,20".

 As obras já foram iniciadas, com a implantação do canteiro administrativo e diversos estudos de implantação. Atualmente estão sendo aguardadas licenças da Prefeitura de Salvador, que deverá ser concedida em breve; licenças da Superintendência do Patrimônio da União, já tendo licenças para início do Iphan; e licenças para o trecho Simões Filho - Calçada do Inema. 

O investimento estimado é próximo de R$ 2,5 bilhões. O prazo para conclusão das obras é de 30 meses após a assinatura do contrato, que poderá sofrer alterações em função da pandemia do covid-19. Após a conclusão, será iniciada a fase de pré-operação e posteriormente operação plena.

Ainda segundo a Sedur, a Procuradoria Geral do Estado, no dia 16 de julho, em cumprimento de determinação judicial de ação movida pelo  Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pelo grupo Gambá, apresentou um  Plano Operacional de Transporte alternativo ao Trem do Subúrbio durante as obras, o qual demonstra, dentre outros, estudos e medidas mitigadoras do impacto da suspensão do funcionamento, oferta de transporte alternativo durante a realização das obras, detalhamento do serviço de transporte alternativo e plano de comunicação ao público. 

Na oportunidade, também foi juntado também ao processo "contrato firmado entre a Sky Rail (concessionaria do VLT/monotrilho) e a empresa Somar Marketing e Comunicação LTDA, que comprova a contratação de empresa para a realização de estudos complementares, a saber, pesquisa de origem e destino e perfil dos usuários do Trem do Subúrbio". 

Classificação Indicativa: Livre

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