Política

"É um novo viés para toda a Baía de Todos-os-Santos”, afirma secretário sobre intervenções na região

Divulgação
Maior parte das intervenções é de requalificação ou construção de marinas, atracadouros e terminais náuticos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/08/2020, às 16h13   Shizue Miyazono e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

A Baía de Todos-os-Santos tem passado por intervenções que vão requalificar o turismo náutico da maior baía do país. Ao BNews, o secretário estadual de turismo, Fausto Franco (PL), explicou que as obras são fruto de um convênio entre o Governo da Bahia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o fomento do desenvolvimento do turismo.

"São 13 intervenções turísticas e todas elas já estão acontecendo. Além dessas obras, a gente está fazendo todo um trabalho de conscientização e de aculturação dos municípios da região”, afirmou. 

Fausto Franco destacou que a maior parte das intervenções é de requalificação ou construção de marinas, atracadouros e terminais náuticos: “As marinas vão ter postos de combustível, restaurantes, lojas de venda de roupa a instrumentos náuticos. A Maria da Penha vai ter até auditório para reuniões, a ideia é que sejam feitos hotéis. Seja na verdade um grande centro de entretenimento, é um novo viés para toda a Baía de Todos-os-Santos”.

O secretário chamou a atenção para a necessidade da conscientização dos moradores da BTS quanto a importância do turismo e do turista: “O Estado só viabiliza, quem precisa cuidar é a população. A gente tem feito diversos cursos de meios de capacitação para conserto de embarcações até instruções de como servir, como montar um negócio. Isso é o que eu chamo de turismo silencioso que é tão importante ou mais importante que as obras em si”. 

As intervenções estão sendo realizadas em: Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Caboto/Candeias; Atracadouro do Museu Wanderley Pinho; Marina de Itaparica; terminal turístico de Botelho, em Ilha de Maré; Solar do Unhão, em Salvador; Marina de Salinas da Margarida; Terminal turístico de Cachoeira; Terminal turístico de Maragojipe; base Náutica de Cacha Prego, em Vera Cruz; terminal turístico de Bom Jesus dos Passos; terminal turístico em Jaguaripe; e Marina da Penha.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp