Política

Sérgio Cabral é condenado pela 14ª vez na Lava Jato e pena ultrapassa 294 anos de prisão

Fernando Frazão/ Agência Brasil
Dessa vez, o ex-governador do Rio foi condenado na Operação C'est Fini, que faz alusão ao episódio conhecido como a 'Farra dos Guardanapos'  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/ Agência Brasil

Publicado em 25/08/2020, às 15h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral foi novamente condenado na Operação Lava Jato, dessa vez no âmbito do desdobramento batizado de  C'est Fini — "É o fim", em francês.

De acordo com informações do portal G1, Cabral foi sentenciado desta vez a 11 anos e 10 meses de prisão. Essa é a 14ª condenação do político, que soma 294 anos de penalidades. 

O empresário George Sadala, o ex-secretário de Governo Wilson Carlos e o operador financeiro Luiz Carlos Bezerra também foram condenados nesse processo.

A C'est Fini diz respeito à Farra dos Guardanapos, como ficou conhecido um jantar em Paris do qual participaram ex-secretários da gestão Cabral e empresários, além do próprio então governador. Em fotos tiradas durante o jantar, todos usavam guardanapos na cabeça.

Sadala é um dos empresários que aparece nestes registros. Na época, ele era sócio de empresas que administrava o serviço Rio Poupa Tempo. Ele também era representante de um banco que fazia empréstimos consignados para servidores públicos.

Também de acordo com a publicação, Cabral recebia 5% de propina sobre os contratos do governo do estado. Sadala, por sua vez, pagou R$ 1,3 milhão a Cabral para ganhara a licitação. Já Bezzerra e Wilson Carlos seriam os responsáveis por intermediar os pagamentos.

Em nota encaminhada a imprensa, Cabral disse que vai recorrer da condenação. "O ex-governador é colaborador da Justiça, apesar da redução de pena, sua contribuição merecia a concessão do perdão judicial", lamentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp