Política

Witzel teria recebido vantagem indevida no valor de R$ 280 mil do ex-prefeito de Volta Redonda

Reprodução/Diário do Vale
Gothardo Lopes Neto estaria por trás de organização social que opera o Hospital Regional Zilda Arns, na cidade fluminense   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Diário do Vale

Publicado em 29/08/2020, às 10h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, teria recebido vantagem indevida no valor de R$ 280 mil, ofertada e paga, pelo empresário, médico e ex-prefeito de Volta Redonda, Gothardo Lopes Neto. De acordo com denúncia oferecida pela Procuradoria-geral da República, esse movimento teria acontecido entre 24 de março e 19 de maio.

Gothardo - que também já foi deputado estadual - estaria por trás da Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Mutuípe (Apmim), organização social que opera o Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda. Segundo a procuradoria, ele agiu com o intuito de obter facilidades e proteção em relação aos contratos de suas empresas com o Estado do Rio.

Nesse esquema, Witzel teria contado com o auxílio de sua esposa, a primeira-dama Helena Alves Witzel. Em razão das supostas vantagens indevidas recebidas, o hoje governador afastado teria praticado, em favor de Gothardo, ao menos, dois atos de ofício infringindo o que deveria ser seu dever funcional como chefe de Estado.

São eles: Edição da Resolução nº 1984 de 27 de janeiro de 2020, que beneficiou a empresa GLN Serviços Hospitalares e Assessoria LTDA e o direcionamento da escolha da Apmim para gestão do Hospital Zilda Arns. As ações configurariam os crimes de corrupção passiva e ativa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp