Política

Claudio Tinoco articula reunião entre representantes esportivos e prefeitura para criação de protocolo de reabertura das praias

Divulgação
Prefeito ACM Neto estuda liberar praias para a prática de atividades esportivas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/09/2020, às 20h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Claudio Tinoco (Democratas) intermediou, na tarde desta terça-feira (1º) uma reunião entre representantes de esportes individuais e a prefeitura de Salvador para discutir um protocolo de reabertura das praias da capital para a prática esportiva. 

A reunião ocorre após anúncio do prefeito ACM Neto, nesta terça (1º), de que a prefeitura de Salvador estuda liberar parcialmente as praias de Salvador para a prática de atividades esportivas.

O encontro contou com a presença do secretário municipal da Casa Civil, Luiz Carreira; do presidente da Federação Baiana de Triathlon, Cleber Castro; do vice-presidente da Confederação Brasileira de Stand up Paddle e presidente da Associação Baiana de Stand up Paddle, José Augusto; e do vereador Claudio Tinoco, que também é presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais.

Durante a reunião, os representantes esportivos discutiram e sugeriram ações que possam vir a ser futuramente incorporadas no protocolo de reabertura das praias, que deverá ser anunciado pelo prefeito ACM Neto. 

“Ainda no início de junho protocolei um projeto de indicação na Câmara pedindo a liberação de atividades aquáticas individuais no mar. A Prefeitura, neste momento, começa a estudar uma futura reabertura gradual das praias para a prática esportiva, o que é uma vitória para o setor e para os atletas que precisam se preparar. Agradeço, inclusive, ao secretário Luiz Carrera pela receptividade e dizer que confio no protocolo que será montado pela Prefeitura de Salvador nas próximas semanas", disse Tinoco.

Dentre as ações sugeridas por José Augusto, atleta e representante do Stand Up Paddle, por exemplo, está a demarcação na areia de área de entrada e saída com prancha para evitar atrito com praticantes de outros esportes. 

“Existem ações que podem ser tomadas para garantir o distanciamento entre as pessoas que praticam o esporte e que são importantes neste momento. Tudo funciona caso haja uma fiscalização efetiva da prefeitura”, defendeu. 

Dentre os protocolos sugeridos por Cleber Castro, presidente da Federação Baiana de Triathlon, estão, por exemplo, a largada em ondas, em vez de todos ao mesmo tempo, a definição de um distanciamento entre as bicicletas, regramento para ultrapassagens, além de mais de um corredor na chegada das corridas. 

Caso haja a liberação da prática esportiva, o Campeonato Brasileiro de Aquathlon poderá ser realizado em Salvador, no final do ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp