Política

Secretaria da Mulher lança grupo de trabalho para discutir impactos econômicos da pandemia na vida das mulheres

Vagner Souza/BNews
Grupo é coordenado pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB)  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 04/09/2020, às 20h51   Aina Kaorner


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lançou, nesta sexta-feira (4), um Grupo de Trabalho (GT) sobre Mulher e Economia, com o objetivo de realizar debates e propor soluções para superar os impactos econômicos da pandemia na vida das mulheres brasileiras.

O GT é coordenado pela deputada federal baiana Alice Portugal (PCdoB); tem como vice-coordenadora a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) e como relatora a deputada Angela Amin (PP-SC).

Segundo Alice Portugal, a empregabilidade da mulher é um dos principais assuntos que estão em pauta nas discussões do grupo.

“O desemprego atingiu majoritariamente as mulheres, que já recebem os menores salários. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que foram mais de 1 milhão e 500 mil mulheres desempregados no Brasil, especialmente empregadas domésticas, que a maioria não tinha nem carteira assinada”, pontuou a deputada, em entrevista ao BNews.

“Apesar de não termos vacinas nem medicamentos para a Covid-19, as grandes cidades voltaram a funcionar. Muitas mulheres são chefes de família, provedoras, mães solo. Com quem elas vão deixar as crianças, já que as creches e escolas estão fechadas? Com os avós?”, questionou. “Precisamos definir regras, leis, portarias que possam proteger esses empregos”, ressaltou.

“A pandemia desnudou a pauperização do mundo. Infelizmente, o Estado perdeu sua natureza protetiva no Brasil e está perdendo a cada dia mais. Isso nos preocupa. Com a queda do PIB e com a recessão oficial, nós precisamos discutir soluções”, observou a deputada.

Segundo ela, na próxima sexta-feira (11) será realizada a primeira reunião do grupo, para tratar os impactos da pandemia e a volta da mulher ao mercado de trabalho. No dia 18 de setembro, será realizada a segunda reunião técnica, para falar sobre educação e mulheres mercado de trabalho. Já no dia 25 de setembro, o tema da reunião técnica será orçamento de 2021 e o impacto na vida das mulheres.

As reuniões contarão com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho, da ONU Mulheres, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de entidades feministas.

Portaria - No lançamento do Grupo de Trabalho (GT), a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, entregou à Bancada Feminina um documento em nome de oito secretárias estaduais de mulheres do Nordeste, pedindo às deputadas que incentivem a derrubada a portaria do governo Bolsonaro que mudou as regras de interrupção de gravidez em casos de estupro.  

“Nós, da Bancada feminina, já entregamos o pedido ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Eu sou, inclusive, signatária do Projeto de Decreto de Lei (PDL) que busca a anulação dessa portaria, caso eles não derrubem”, afirmou Alice Portugal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp