Política

Em busca de apoio para reeleição, Alcolumbre faz acenos ao governo 

Reprodução // Agência Brasil
Presidente do Senado adia há um mês a análise de vetos mais polêmicos de Bolsonaro, o que tem evitado novas derrotas ao Planalto   |   Bnews - Divulgação Reprodução // Agência Brasil

Publicado em 12/09/2020, às 09h36   Redação BNews



O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), intensificou os acenos a Jair Bolsonaro em busca de apoio para sua tentativa de reeleição ao comando do Congresso. Com controle sobre a pauta de votações, Alcolumbre adia há um mês a análise de vetos mais polêmicos do presidente, o que tem evitado novas derrotas ao Planalto. Segundo o terra, coube ao senador também escolher um relator do Orçamento simpático ao governo.

O governo, por sua vez, tem retribuído. Entre os senadores que assinaram uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para permitir sua recondução ao cargo estão os líderes do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), e no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). A adesão de governistas foi vista como sinal verde do Planalto. Em 2019, Alcolumbre chegou à presidência do Senado com apoio do então ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, hoje titular da Cidadania.

Nos bastidores, Alcolumbre é apontado como uma espécie de "bombeiro" na relação entre os parlamentares e Bolsonaro. Em maio, ele puxou para si a relatoria do socorro financeiro a Estados e municípios e desenhou uma proposta, em acordo com o Executivo, contrariando uma versão da Câmara que tinha resistência da equipe econômica do governo. Agora, deve fazer o mesmo na preparação do novo pacto federativo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp