Política

Ex-chanceler avalia que postura do Governo em relação à visita do secretário de Estado norte-americano foi “vassalagem”

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
MIke Pompeo esteve em Roraima, acompanhado pelo  ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na última   sexta (18)  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 20/09/2020, às 08h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira avalia que a postura do Governo Federal em relação à visita do secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo, foi de “vassalagem” a Donald Trump.

“O que nos acrescenta a montagem de um palanque eleitoral para um discurso provocativo de interesse só de Donald Trump”, criticou em entrevista à coluna Estadão, do jornal Estado de São Paulo.

Pompeo esteve em Boa Vista, em Roraima, acompanhado pelo  ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na última sexta-feira (18).

A dupla visitou o projeto Acolhida, que atende venezuelanos refugiados. Durante a visita, Pompeo afirmou que "vamos tirar Maduro de lá", em referência ao presidente do País, Nicolás Maduro.

A situação fomentou críticas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia - que viu como uma afronta à diplomacia a visita do secretário de Estado dos EUA - e posterior reação de Araújo. 

Também durante entrevista publicada neste domingo (20), Ferreira lembrou que, quando esteve à frente do Itamaraty, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, também quis visitar refugiados venezuelanos em Roraima. 

“Não permiti. Ofereci como alternativa a visita a instituições filantrópicas de acolhida em Manaus (AM)”, recordou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp