Política

Governo de Brasília retira pertences de moradores de rua

Reprodução / Redes Sociais
Lei da câmara distrital proíbe desalojar moradores em tempos de pandemia   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 21/09/2020, às 11h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma ação da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística (Distrito Federal Legal), retirou pertences de moradores de rua do Setor Comercial do Sul (SCS), como colchões, bicicletas e comida dos sem-tetos, neste sábado (19).
De acordo com vídeo publicado pelo MídiaNinja, a ação teve apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e, segundo o  fundador do Instituto No Setor, Felipe Velloso, nas últimas três semanas, essas ações estão acontecendo e não está havendo negociação.“Só diziam para pegar a identidade. Levaram os cobertores, camas, barracas e até as bicicletas que muitos usam para trabalhar de entregadores, que nós mesmos doamos”, comentou. 

O Governo do Distrito Federal (GDF),  informou que essa ação faz parte da segunda fase do trabalho realizado pelos órgãos, chamando de “retirada de instalações irregulares”. Apesar disso, a câmara distrital fez uma Lei que já foi aprovada em relação a não desalojar ninguém em tempos de pandemia, porém, o governador não sancionou.

Moradores de rua do Setor Comercial Sul (SCS) tiveram os pertences levados neste sábado (19/9), durante uma ação da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal). Com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Departamento de Trânsito (Detran-DF), caminhões levaram colchões, bicicletas e comida dos sem-teto. O fundador do Instituto No Setor, Felipe Velloso, foi ao local acompanhar a retirada. Segundo ele, várias ações do GDF vinham acontecendo ao longo das últimas três semanas no intuito de retirar os moradores do local. “Basicamente estavam oferecendo para tirar identidade, e ainda tinha que pagar. Trabalhamos lá há anos. Não é em menos de um mês que você tira toda uma população de lá”, conta. Segundo ele, não houve espaço para negociação durante o recolhimento. Os agentes da DF Legal chegaram e acordaram as pessoas. “Só diziam para pegar a identidade. Levaram os cobertores, camas, barracas e até as bicicletas que muitos usam para trabalhar de entregadores, que nós mesmos doamos”, lamenta. Apesar disso, ele não crê que essa retirada surtirá efeito prático. “Essas pessoas querem morar lá. São poucos os que querem sair. Sei que na hora do almoço já levaram comida para eles e, até a noite, com certeza, mais doações de cobertores e colchões devem chegar”, explica. O GDF informou que a ação faz parte da segunda fase do trabalho realizado por diversos órgãos para revitalização do SCS, com o que chamam de “retirada de instalações irregulares”. Mesmo com todos os precendentes da Lei aprovada na câmara distrital sobre não desalojar ninguém em tempos de pandemia, o governador além de não sancionar, faz o oposto. Siga @casadasredesninja e acompanhe notícias da Capital federal e região Video: @nosetor Informações: Metropóles #Sociedade #DF #NoSetor

Uma publicação compartilhada por Mídia NINJA (@midianinja) em

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp