Política

Secretários e assessor de governador são presos por desvios bilionários na Saúde

Divulgação/PF
Mandados são cumpridos pela PF e agentes da CGU no Pará e em São Paulo  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PF

Publicado em 29/09/2020, às 10h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), está entre os investigados na Operação SOS, deflagrada na manhã desta terça-feira (29) pela Controladoria-Geral da União, Polícia Civil de São Paulo e Polícia Federal.

Foi pedida a expedição de mandados contra o governador, mas  Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou. Entre os presos, no entanto, estão dois secretários e o assessor e gabinete de Helder Barbalho, Leonardo Maia Nascimento.

Os agentes cumprem 12 mandados de prisão temporária e 41 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STJ, cumpridos no Pará, como medidas da Operação SOS.

Já no estado paulista, no âmbito da Operação Raio-X, são cumpridos, ao todo, 260 mandados de busca e apreensão e 57 de prisão temporária na Secretaria Estadual de Saúde, Câmara Municipal de São Paulo e em cidades do interior.

Fraude em contratos
De acordo com a Polícia Federal, a Operação SOS, no Pará, investiga 12 contratos firmados entre o poder público e Organizações Sociais entre agosto de 2019 e maio de 2020, totalizando o valor de R$ 1.284.234.651,90.

São investigados crimes como fraude em licitações, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp