Política

João Roma vê impasse pela escolha do presidente da CMO como natural, mas reconhece que atraso é prejudicial

Vagner Souza/BNews
Segundo o republicano, acordos políticos "retratam momentos"  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 23/10/2020, às 11h55   Raul Aguilar e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal João Roma (Republicanos) reconhece que o impasse entre o grupo que apoia Arthur Lira (PP) para assumir a presidência da Comissão Mista de Orçamento no Congreso, e o que quer a presença do baiano Elmar Nascimento (DEM), faz parte das mudanças frequentes da política. 

Segundo ele, os acordos representam "momentos", e que assim como foi manifestado por Arthur Lira (PP), que defende a indicação da deputada Flávia Arruda (PL-DF), o consenso pelo nome de Elmar já não existe.

"A política é muito dinâmica, existem processos [...] com algumas mudanças, entre elas a nova composição da maioria, novos movimentos surgiram e, portanto, o líder do bloco, Arthur Lira, que também se intitula como candidato à sucessão de Maia, assim como Elmar Nascimento, achou por bem modificar o entendimento. Isso são entendimentos, acordos que são feitos, mas que retratam momentos No momento, o acordo está desfeito", resumiu.

A demora no desfecho, que impede a votação de projetos de leis que liberam R$ 27 bilhões em créditos adicionais ao Orçamento, na visão de João Roma pode atrapalhar os planos de recuperação do Brasil em 2021. "Gerou retardo", reconhece.

Com base em um ato editado pelas mesas do Senado e da Câmara em meio à crise de Covid-19, Roma acredita na possibilidade de que caso seja extrapolado o prazo limite para votação dos PLN's pela CMO, as propostas possam ser analisadas e decididas pelo Plenário.

"Isso pode gerar um entendimento diferente de Maia e Alcolumbre, no sentido de seguir com a Lei Orçamentária mesmo sem designar um relator e este apresenta peça orçamentária. Faz parte do cotidiano da política, das movimentações políticas", disse o deputado durante o evento de entrega da Arena Pronaica, em Cajazeiras X, na manhã desta sexta-feira (23).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp