Política

Ernesto Araújo pede para diplomatas prepararem dossiê sobre possíveis impactos da gestão Biden para o Brasil

Alan Santos/PR
Diferentes áreas da embaixada foram instadas a fazer essas projeções, considerando que Biden tomará posse no dia 20 de janeiro   |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 09/11/2020, às 07h28   Redação BNews



O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, solicitou informações a diferentes áreas do Itamaraty, neste fim de semana, o envio de documentações avaliando os impactos de uma administração de Joe Biden na política externa brasileira.

Segundo relatos de embaixadores sob anônimato à Folha, diplomatas passaram a ser instruídos no último domingo (8), a enviar relatórios ao gabinete de Araújo, detalhando como o governo do democrata nos EUA influenciaria seus respectivos campos de trabalho. Diferentes áreas foram instadas a fazer essas projeções, considerando que Biden tomará posse no dia 20 de janeiro do próximo ano.

É normal que diplomatas preparem esses informes após eleições em países estratégicos, mas as atuais eleições americanas ganharam fortes contornos políticos para o governo Bolsonaro.

Ouvidos pela Folha, diplomatas consideraram a requisição de informações tardia mais um sinal de que a gestão de Ernesto evitou traçar cenários que considerassem a possibilidade de Biden ser eleito, mesmo o democrata sendo apontado como favorito em maior parte da campanha nos EUA. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp