Encerra nesta sexta-feira (12) o prazo para que aposentados da Polícia Militar regularizem seu cadastro previdenciário. São cerca de
254 aposentados da Polícia Militar (PM) em todo o Estado – 140 na capital e 114 no interior e outras localidades, segundo informa a Secretaria Estadual da Administração (Saeb). O procedimento é necessário para que o inativo continue recebendo o benefício em folha.
O recadastramento da PM foi iniciado em abril deste ano, com a convocação dos residentes em Salvador e região metropolitana, e pode ser feito em uma das 34 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev). A lista dos aposentados convocados está disponível no Portal do Servidor:
www.portaldoservidor.ba.gov.br.
A segunda etapa do procedimento aconteceu no mês de maio, quando os policiais residentes no interior baiano ou em outros estados brasileiros foram convocados. Com a prorrogação dos prazos, em julho deste ano, a PM recadastrou o total de 16.144 inativos.
O atendimento foi realizado no posto do Ceprev, em Brotas; em 18 unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), lotadas na capital e interior; no Serviço de Atendimento ao Policial Militar (SAPM); e nos Batalhões e Companhia Independentes em 19 municípios.
Para os residentes fora da Bahia, o recadastramento aconteceu mediante envio de documentos pelos Correios. Já para os aposentados com problemas de saúde ou de locomoção, o procedimento aconteceu por procuração, sendo necessário apresentação de atestado médico.
O recadastramento tem o objetivo de evitar a suspensão de benefícios previdenciários por falta de prova de vida e atualização de dados cadastrais. Após este mês, a regularização do pagamento só poderá ser feito depois que sejam prestados esclarecimentos à Previdência Estadual