Política

Mourão diz que Ministério da Saúde deve ser responsável por testes de Covid-19 perto de vencer

Bruno Batista/VPR
Em conversa com jornalistas às portas do Palácio do Planalto, Mourão foi questionado sobre a possibilidade do problema com os testes impactar no Governo Federal  |   Bnews - Divulgação Bruno Batista/VPR

Publicado em 23/11/2020, às 14h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O general e vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta segunda-feira (23) que é o Ministério da Saúde quem deve se responsabilizar pelos 6,86 milhões de testes de Covid-19 que perdem a validade em janeiro de 2021. A informação foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo na última semana.

Em conversa com jornalistas às portas do Palácio do Planalto, Mourão foi questionado sobre a possibilidade do problema com os testes impactar no Governo Federal, mas disse que é a pasta chefiada por Eduardo Pazuello que deve prestar "esclarecimento".

“Tem que buscar o esclarecimento lá com o Ministério da Saúde. Não estou ciente disso. Não é um assunto que passa por mim, não tenho o que declarar a respeito. Tem que ver lá com eles lá”, disse o vice-presidente.

Até o momento, 5 milhões de testes RT-PCR, do tipo dos que estão encalhados, foram aplicados no Sistema Único de Saúde (SUS). O governo Bolsonaro tenta prorrogar o prazo de validade dos testes para evitar que eles sejam descartados. A autorização depende da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para isso, o governo precisa comprovar que o teste segue eficaz e seguro, mesmo após o prazo de validade de oito meses. Eles precisam ser armazenados a -20 graus e, atualmente, está em um depósito em Guarulhos, em São Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp