Política

Governador de Santa Catarina é absolvido em processo de impeachment

Mauricio Vieira/Secom
Carlos retorna ao posto após ser acusado de crime de responsabilidade por conta de um aumento salarial dado aos procuradores do estado  |   Bnews - Divulgação Mauricio Vieira/Secom

Publicado em 27/11/2020, às 14h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O tribunal especial formado para julgar o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), decidiu absolver o chefe do executivo em sessão realizada nesta sexta-feira (27). Com isso, Carlos retorna ao posto após ser acusado de crime de responsabilidade por conta de um aumento salarial dado aos procuradores do estado.

Formado por cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) e por cinco deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o tribunal especial decidiu por seis votos a favor e três contra, com uma abstenção, sobre o futuro de Carlos Moisés. Os nomes dos desembargadores foram escolhidos através de sorteio, enquanto os dos deputados foram selecionados via votação.

Com o retorno de Carlos Moisés, que estava afastado desde 27 de outubro, sua vice-governadora, Daniel Reinehr (sem partido), que havia assumido interinamente o estado de Santa Catarina, retornará ao seu posto original. Inicialmente, ela também havia sido acusada no mesmo processo, no entanto acabou absolvida antes do governador. 

Além desse processo, Moisés também trava disputa contra outro pedido de impeachment, por conta da compra 200 respiradores a R$ 33 milhões pagos antecipadamente e sem garantia de entrega, e pela tentativa de contratação de um hospital de campanha em Itajaí, o que também resultaria na suspeita de crime de responsabilidade. 

Matérias Relacionadas

Alesc decide pela abertura de processo de impeachment contra governador
PF cumpre mandados contra governador de Santa Catarina
Assembleia de SC aprova dar andamento a processo de impeachment de governador e vice
'Não houve uma derrota total', diz governador de SC sobre afastamento
Tribunal especial afasta governador de Santa Catarina

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp