Política

Fim do anonimato: Saiba quem é o casal de 22 anos responsável pelo canal ativista Sleeping Giants

Divulgação
Ativistas virtuais já conseguiram quebrar publicidades em canais de Olavo de Carvalho e outros apoiadores de Jair Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/12/2020, às 15h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um casal de 22 anos, morador da cidade de Ponta Grossa, no interior do Paraná, assumiu estar por trás do Sleeping Giants Brasil, criado há sete meses no Twitter e Instagram, que consiste em um grupo de ativistas virtuais que buscam desmonetizar páginas que promovem discursos de ódio e notícias falsas.

Namorados, Leonardo de Carvalho Leal e Mayara Stelle são estudantes do curso de Direito e resolveram revelar as identidades à Folha de S. Paulo, em matéria publicada, neste domingo (13), pela colunista Mônica Bergamo.

O fato de esconderem os rostos até agora foi justificado por eles como um jeito encontrado para preservar a integridade física e emocional dos dois. Na entrevista, eles explicaram também detalhes sobre as ações da página e o posicionamento.

O movimento, que acontece por meio das redes sociais, expõe anunciantes publicitários, que são solicitados a retirarem o apoio em sites conhecidos por divulgar notícias falsas. Em razão disso, o casal tem enfrentado uma série de ações judiciais para a quebra de anonimato.

Ainda segundo a dupla, desde a criação, já teriam desmonetizado mais de R$ 1,5 milhão de sites que propagam o ódio. “A gente não olha se o site é de esquerda ou de direita. Infelizmente, sabemos que o discurso de ódio está presente em todos os espectros políticos. O que acontece é que, neste momento, não dá para negar que a extrema direita tem um alcance de desinformação muito maior que a esquerda”, disse Mayara.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp