Política

Rio de Janeiro vai instituir mesma política de combate ao coronavírus feita por Salvador

Arquivo / BNews
Encontro acontece já nesta semana, conforme anunciou o prefeito ACM Neto   |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 15/12/2020, às 10h49   Raul Aguilar e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A equipe do prefeito eleito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), desembarca em Salvador nesta semana para realizar uma espécie de “intercambio” para troca de experiências a respeito das medidas tomadas pela prefeitura da capital baiana de combate ao novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo prefeito ACM Neto (DEM) durante coletiva na manhã desta terça-feira (15).

Tanto Neto quanto Paes se encontram em Brasília, nesta terça, no fim do dia. Ambos são figuras importantes na articulação em curso da composição das futuras mesas diretoras do Senado e da Câmara Federal. Contudo, independente da presença dos dois em Salvador, as equipes estarão reunidas.

“A equipe dele [Paes] desembarca em Salvador, o secretário de Saúde, Ordem Pública, um grupo grande de colaboradores… Fizemos uma programação que tá vinculada principalmente a questão da Covid. Eles querem conhecer nossas práticas e experiências e detalhes que fizemos nos bairros da cidade, particularizadas, dentro do programa de apoio e proteção a vida. Claro que dada a minha amizade com ele, Salvador está de porta abertas para todo intercambio de experiências e vivências”, confirmou o prefeito.

“Eu vou participar do final da programação, pois cumpro agenda a noite e amanhã pela manhã em Brasília. Toda minha equipe vai trabalhar com a equipe dele”, completou o presidente nacional do DEM.

Daniel Soranz, futuro secretário da Saude do Rio que estará na comitiva, havia se manifestado ao O Globo sobre essa visita. “Queremos ver como funciona principalmente as medidas de rastreamento (testagens e acompanhamento de casos) de zonas diferentes e avaliação de ações de bloqueio (operações de fiscalização) de acordo com número de casos. Em vez de analisar o município como um todo, vamos dividi-lo entre zonas de baixo, médio e alto risco”, explicou Soranz.

Essa influência de ACM Neto junto a futura gestão do Rio de Janeiro era esperada. Desde 2018 o ainda prefeito de Salvador mantém laços estreitos com a política carioca quando indicou nomes da campanha de Eduardo Paes para o governo do Estado. Desta vez, durante o pleito de 2020, Neto esteve no RJ algumas vezes para participar das articulações eleitorais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp