Política

PL aprovado pela ALBA permitirá o uso do Funedic para a instalação de novos empreendimentos industriais, comerciais e serviços na Bahia

Carol GarciaGOVBA
A destinação do recurso é da ordem de R$ 8 milhões por ano  |   Bnews - Divulgação Carol GarciaGOVBA

Publicado em 17/12/2020, às 09h04   Redação BNews



A aprovação do Projeto de Lei (PL) 23.976/2020, de autoria do Poder Executivo, que altera a denominação do Fundo Estadual de Manutenção das Áreas Industriais da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, para Fundo Estadual de Desenvolvimento das Áreas Industriais, Comerciais e de Serviços, e promove uma mudança na destinação da verba do Funedic, foi bastante comemorada pelo prefeito eleito de Jequié, Zé Cocá (PP).

“Esse era uma das minhas pautas, enquanto representante do povo de Jequié na ALBA. A reforma do Distrito Industrial de Jequié, que conta com cerca de 40 empresas instaladas e gera milhares de empregos diretos e indiretos, será uma realidade a partir do envio de recursos do Funedic que serão destinadas às obras estruturantes. Com a destinação desses recursos, algo em torno de R$ 8 milhões por ano, para custeio de serviços que englobam execução, manutenção, conservação e gestão da infraestrutura e do funcionamento, conseguiremos promover transformações muito positivas.”, destacou Zé Cocá.

O projeto de lei, aprovado de forma unânime pela ALBA, permitirá ao Governo do Estado realizar modificações na destinação das verbas do fundo, antes exclusivamente reservado para conservar a infraestrutura de áreas industriais da extinta Sudic. Após sanção de Rui Costa (PT),  o Funedic poderá ser utilizado para a instalação de novos empreendimentos industriais, comerciais ou de serviços no Estado, além de permitir aos municípios e às entidades associativas ou similares a gestão dos Distritos Industriais para administrar a infraestrutura e funcionamento dessas áreas.

“O Projeto de Lei, apresentado pelo Executivo e que contou com o empenho do Governador Rui Costa e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão (PP), e com a compreensão dos 62 colegas deputados da Assembleia Legislativa, numa votação unânime, será de fundamental importância para o soerguimento e reestruturação dos distritos industriais da Bahia”, ressaltou o prefeito eleito de Jequié que atuava como deputado estadual.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp