Política

Bolsonaro veta obrigatoriedade de universalização do acesso à internet em todas as escolas públicas

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro da Economia, Paulo Guedes, elogiou a disposição do legislativo mas disse que a medida geraria despesas públicas em momento delicado em razão da pandemia de Covid-19  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 17/12/2020, às 09h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira (17) o novo texto que define as diretrizes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Agora, fica permitida a aplicação de R$ 20 bilhões em recursos do fundo. No entanto, o presidente decidiu vetar um trecho que garantia a universalização do acesso à internet, que obrigava atender a toda a rede pública até 2024.

O veto foi sugerido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que reconheceu a disposição do legislativo, mas questionou a ausência de dados sobre a despesa que seria gerada e também todo o custo diante de uma crise econômina intensificada pela pandemia de Covid-19. As informações são do Congresso em Foco, do UOL.

Além deste, foram feitos outros quatro vetos ao texto. Entre eles, um trecho que direcionava investimentos do programa a zonas de baixo IDH em áreas rurais e urbanas. A justificativa foi a de que a quantidade de beneficiados seria pequena.

Todos os vetos ainda podem ser derrubados pelo Congresso Nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp