Política

AL-BA: PP lança Niltinho à presidência e pede isenção de Rui na disputa

Arquivo BNews
O lançamento da candidatura é um rompimento com o acordo selado ao lado do governador Rui Costa (PT), que previa como futuro presidente da AL-BA o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD)  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 19/12/2020, às 13h41   Pedro Vilas Boas e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O PP oficializou que não está disposto a deixar o poder na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Neste sábado (19), o partido lançou o nome do deputado estadual Niltinho à presidência da Casa para o biênio 2021-2022.

"Com muita alegria eu recebi a enorme responsabilidade de ser o candidato do Progressistas na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia", escreveu Niltinho, em seu perfil no Instagram.

O lançamento da candidatura é um rompimento com o acordo selado ao lado do governador Rui Costa (PT), que previa como futuro presidente da AL-BA o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD).

"Não se trata de uma atitude contra o governador, mas sempre defendemos a linha de conciliação. [...] o que o PP espera do governador é que ele tenha tempo de construir unidade, tenho posição de isenção na base", disse ao BNews o secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro.

Inicialmente o partido incentivou a manutenção no poder de Nelson Leal (PP), mas, após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar a reeleição no Congresso, as chances diminuíram. O nome do presidente da Comissão de Finanças da AL-BA, deputado Robinho (PP), também foi ventilado pelo partido, mas o governador rejeitou.

"Consideramos que é importante preservar a assembleia. Achamos que a assembleia com o PP mantém o equilíbrio com o 'tripé' [PP,PSD,PT]", avaliou Jabes.

Segundo apurou a reportagem, o PP espera somar à sua bancada de dez deputados votos de quatro parlamentares do PCdoB, de Vitor Bonfim (PL), Tum (PSC) e de pedetistas. Em outra frente, a legenda abriu interlocução para ter também os votos da bancada de oposição. Segundo fontes internas, pode haver um entendimento “por cima” entre os caciques do PP com o grupo liderado na Bahia pelo prefeito de Salvador ACM Neto (DEM). A conversa, porém, não antecipa nenhum arranjo para 2022.

Matérias relacionadas

AL-BA: Leão ignora acordo e quer PP na presidência para manter equilíbrio na base de Rui: "Não queremos outra secretaria"

PP ainda vive indecisão sobre nome alternativo caso não consiga reeleger Nelson Leal na AL-BA

AL-BA: Samuel Júnior lança candidatura à presidência como via alternativa entre PP e PSD e mira apoio da oposição

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp