Política

Após aceno do PSOL, ACM Neto diz que bloco "eclético" formado para disputar a Câmara quer "independência"

Dinaldo Silva/BNews
O bloco liderado por Maia, que quer emplacar um sucessor, já conta com onze partidos: DEM, MDB, PSDB, PSL, Cidadania, PV, PT, PSB, PDT, Rede e PCdoB  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 22/12/2020, às 10h12   Aline Reis e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente nacional do DEM, ACM Neto segue de perto as articulações para a eleição na Câmara dos Deputados. Com 11 partidos, o bloco do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) conseguiu agregar de PSL à PCdoB, e pode ter ainda o PSOL como outro componente para desequilibrar a disputa.

Após o deputado do PSOL, Marcelo Freixo, acenar para a adesão da sigla à candidatura do representante de Maia contra Arthur Lira (PP), o prefeito de Salvador reconheceu o caráter "eclético" do bloco parlamentar, que segundo ele reúne todos aqueles que querem "independência" da casa legislativa.

"Esse bloco de partidos, sem dúvida, é bastante eclético. Reúne partidos de diversas linhas ideológicas, do PSL ao PSOL. O que move esse bloco é o desejo de ter uma postura que assegura independência da Câmara e autonomia do legislativo", disse ACM em coletiva nesta terça-feira (21), na inauguração das obras de requalificação na Avenida Joana Angélica.

O líder do Democratas, no entanto, se negou a apontar para Lira como o candidato que representa os interesses do Palácio do Planalto. Na visão do prefeito, na eleição para Câmara e Senado não se deve dividir entre candidatos do governo ou da "oposição". "Não suporto fazer isso", disse.

"Não gosto de ficar qualificando A, B ou C [....] se por um lado a candidatura a presidente do legislativo não deve ter o carimbo, chancela de ser do governo, por outro lado não deve ter o carimbo de ser de oposição. Ideal é que seja do legislativo ou país, não gosto muito dessas qualificações", assegurou.

O bloco liderado por Maia, que quer emplacar um sucessor, já conta com onze partidos: DEM, MDB, PSDB, PSL, Cidadania, PV, PT, PSB, PDT, Rede e PCdoB. Contudo, o representante ainda não foi anunciado.

O favorito segue sendo o presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (MDB). Segundo ACM Neto, o anúncio da escolha pode ser feito até esta quarta-feira (22), pelo líder do partido na Casa, Efraim Filho, ou o próprio Rodrigo Maia.

*Matéria em atualização

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp