Política

Florence diz que esquerda deveria disputar presidência da Câmara e defende voto em Rossi para evitar Lira 

Reprodução/Gustavo Bezerra
"Eu tenho que derrotar Lira e Bolsonaro, mas eu tenho que fazer conta. Não tem crise nenhuma escolherem Baleia Rossi", avaliou  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Gustavo Bezerra

Publicado em 23/12/2020, às 20h26   Marcio Smith e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Afonso Florence (PT) descreveu Baleia Rossi (MDB-SP), confirmado nesta quarta-feira (23) como candidato do bloco liderado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) para disputar a sucessão no comando da Câmara dos Deputados, como um sujeito cordial. Contudo, o petista ainda acredita que o certo seria que os partidos de esquerda tivessem uma candidatura própria para disputa. 

De acordo com nota emitida pelos presidentes e líderes de PT,PSB,PDT e PCdoB, Maia solicitou às legendas uma reunião com Rossi para a próxima segunda-feira (27). Na ocasião, o emedebista irá apresentar ao grupo suas propostas e compromissos de procedimentos que nortearão sua candidatura à presidência da Casa. 

Antes do nome de Rossi ser anunciado, membros da legenda foram comunicados de que o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) havia aberto mão de sua pré-candidatura. Em entrevista ao BNews na tarde desta quarta, Florence reafirmou defender que os partidos de esquerda tenham um candidato, mas que tudo será discutido até o pleito pela presidência da Casa. 

"Agora, eu defendo que a gente reitere a candidatura própria e vá negociando com os líderes da centro-direita (Maia, Aguinaldo e Baleia). O assunto não é só a soma de votos. Nós queremos ter candidato próprio e ter a questão do apoio no segundo turno, se for Baleia, nós iremos apoiar, se formos nós, eles apoiam", analisou.

Florence acredita que Rossi “leva todo o MDB” - algo que Aguinaldo não conseguia com o PP, visto que Arthur Lira (PP-AL) é o nome da legenda para disputa. Na avaliação do parlamentar, o PT não tem veto ao candidato de Maia e explica que a posição majoritária da legenda é defender um nome de fora do PT. "Vamos discutir o quadro e refazer toda análise. Ainda não foi majoritária, no PT, pelo que entendi, o apoio ao Baleia Rossi já no primeiro turno. Está muito cedo, temos que decantar isso aí", acrescentou.

Contudo, Florence salienta que o partido está no bloco que na sua opinião "assumiu o compromisso com o funcionamento democrático", para derrotar Arthur Lira (PP), candidato aliado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

"Baleia é do MDB de Temer. Nesse momento, o candidato do bloco é Baleia, nós estamos conversando com os outros partidos a possibilidade de um candidato. Eu tenho que derrotar Lira e Bolsonaro, mas eu tenho que fazer conta. Não tem crise nenhuma escolherem Baleia Rossi", avaliou.

Florence  conta que todos sempre souberam que Rossi era o favorito de Maia, e disse que o nome do emedebista é um motivo em si tanto para parlamentares aderirem como para romperem com a candidatura.

"Ele é uma pessoa muito cordial, trata bem. Na época do impeachment, nunca ofendeu e nem nos agrediu. Nós iremos conversar para conseguir que ele como presidente da Câmara assuma compromisso conosco [da oposição]. Não tenho nada contra a pessoa de Baleia", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp