Política

Com apenas três negros em secretarias, Bruno Reis rebate críticas

BNews/Vagner Souza
Número reduzido de representatividade fomentou críticas logo após o anúncio da nova equipe  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 28/12/2020, às 13h49   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O novo secretariado do prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), contará com apenas três negros no primeiro escalão. O número reduzido de representatividade fomentou críticas logo após o anúncio da nova equipe, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (28). A capital baiana considerada a cidade mais negra fora da África. 

Entre os escolhidos, estão: Fernanda Lordelo assume a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ); Kiki Bispo assume a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre); e Ivete Sacramento assume a Secretaria Municipal da Reparação (Semur).

Questionado sobre os comentários negativos a respeito do tema, Bruno rebateu afirmando que o número de negros no comando da Prefeitura triplicou a partir de agora. "A gente tem. Temos três negros [no primeiro escalão] e ainda temos o superintendente negro, Orlando [Castro, da Superintendencia de Obras Públicas do Salvador]", ressaltou. "Tivemos essa preocupação. Triplicamos esse número. São diversos fatores que você leva em consideração para compor a equipe. O principal critério é a capacidade, a competência, você ter a confiança de que a pessoa vai dar o seu melhor", completou o gestor.

Bruno destacou a importância da participação feminina em sua gestão; ele aumentou o número de mulheres no comando de pastas, que serão 12 a partir de 1º de janeiro, contra quatro que devem finalizar a gestão de ACM Neto (Dem), no próximo dia 31 de dezembro. Em 2021 serão oito secretarias, duas comandantes de autarquias e duas chefiando órgãos de controle do município.  

Leia também:
Bruno Reis triplica o número de mulheres no comando de pastas e diz que reformulação foi feita sem criar um único cargo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp