Política

Em discurso de despedida, ACM Neto diz que devolveu o "respeito" ao cargo de prefeito

Vagner Souza/BNews
Ciente dos erros cometidos, o presidente nacional do DEM listou as realizações nas mais diversas áreas e comparou a cidade que encontrou ao assumir o cargo e a que deixa agora em 2021  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 01/01/2021, às 17h53   Henrique Brinco e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

No seu discurso de despedida como prefeito de Salvador nesta sexta-feira (1°), ACM Neto (DEM) afirmou que o trabalho desenvolvido por ele nos últimos oito anos foi responsável por devolver o "respeito" ao cargo que ficou "perdido em alguma esquina do tempo".

Ciente dos erros cometidos, o presidente nacional do DEM listou as realizações nas mais diversas áreas e comparou a cidade que encontrou ao assumir o cargo e a que deixa agora em 2021, quando passa a ser governada pelo sucessor Bruno Reis (DEM).

"Eu me despeço hoje da Prefeitura, me sinto muito feliz por ter cumprido o meu dever, ter honrado a confiança que a população depositou em mim [...] honrei os compromissos que assumi e devolvi ao cargo de prefeito o respeito que tinha perdido em alguma esquina do tempo", disse Neto em seu discurso.

"Depois de tudo que Salvador já havia passado, não era justo decepcionar aqueles que depositaram a sua esperança em meu nome. Foi o senso de responsabilidade que guiou todos os meus passos, do primeiro ao último dia de mandato", completou.

ACM Neto lembrou as condições da "Cidade de Plástico", como era conhecida a região em Periperi, hoje rebatizada como Comunidade Guerreira Zeferina, que foi um dos marcos que mudaram a sua percepção sobre a sociedade e a pobreza.

Em meio à crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, Neto destacou que conseguiu ampliar a cobertura da atenção à saúde básica de 18% para 57% da população e que agora enfrenta o maior desafio da sua vida pública.

O agora ex-prefeito disse que resistiu às pressões para que adotasse medidas menos rígidas, mas que a responsabilidade guiou as suas decisões que tinham como objetivo a preservação de vidas.

Deixando o cargo com um índice de aprovação acima dos 80%, ACM Neto rejeitou o papel de protagonista na gestão da Prefeitura de Salvador, mas ressaltou o trabalho em conjunto com secretários e toda equipe que levou o seu mandato a ter destaque no cenário nacional.

"Vivi momentos de angústia, aflição, com a perda de vidas e ameaça de colapso que rondou nosso sistema de saúde. Jamais fugi às minhas responsabilidades e tampouco cedi às pressões para adotar medidas mais suaves. Eu segui sempre as orientações dos especialistas, sem me preocupar se isso poderia ou não afetar a minha popularidade", garantiu.

Com a voz embargada, Neto agradeceu à família e aos "amigos do coração", antes de passar o bastão para Bruno Reis. "Assim como não desapontei nossa cidade, você não vai [...] tenho certeza que você, assim como eu fui, será o melhor prefeito de todo o Brasil", projetou.

Sobrou espaço no discurso ainda para agradecer à esposa, Mariana Barreto, com quem se casou no início do mês, pela parceria e confiança.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp