Política

Congresso americano confirma vitória de Biden após plenário ser invadido por apoiadores de Trump

Reprodução/Twitter @joebiden
Sessão aconteceu duas semanas antes da cerimônia de posse do novo presidente dos EUA  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter @joebiden

Publicado em 07/01/2021, às 06h09   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O Congresso dos Estados Unidos da América (EUA) confirmou a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro em uma sessão que adentrou a madrugada desta quinta-feira (7), após a sede do Legislativo americano ter sido invadida por extremistas insuflados pelo presidente Donald Trump.

A sessão, que ocorre duas semanas antes da cerimônia de posse de Biden, foi marcada pela violência dos apoiadores de Trump e pelas tentativas fracassadas de legisladores republicanos de invalidar os votos de estados vencidos pelos democratas.

A sessão foi presidida pelo vice-presidente Mike Pence (nos EUA, o vice-presidente ocupa também a função de presidente do Senado). Mais cedo, nesta quarta-feira (6), Pence havia rejeitado os pedidos de Trump para invalidar a votação do Colégio Eleitoral - o presidente insiste nas falsas alegações de que as eleições de 3 de novembro foram fraudadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp