Política

Anselmo Brandão é o comandante-geral da PM-BA mais longevo dos últimos 100 anos

Amanda Oliveira/GOVBA
Bnews - Divulgação Amanda Oliveira/GOVBA

Publicado em 09/01/2021, às 11h19   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

O último comandante-geral da Polícia Militar da Bahia com mais tempo que o atual comandou a tropa de 6 de julho de 1913 até 17 de abril de 1920, há mais de 100 anos. Neste sábado (9) o coronel Anselmo Brandão completa seis anos à frente da corporação, em meio à especulação de que pode deixar o posto.

Conforme levantamento feito pelo BNews, baseado na galeria dos comandantes-gerais da PM-BA, o coronel Otávio Nunes Sarmento ficou no cargo quase sete anos. A média é de quatro anos no comando da PM-BA desde 17 de fevereiro de 1825, quando o major Manoel Joaquim Pinto Paca foi o primeiro comandante da tropa. Sob o comando de Manoel Joaquim, a tropa provisória era composta apenas por 238 homens no primeiro efetivo que oficializou a Polícia Militar.

Após suceder o coronel Alfredo Castro - que ocupou por três anos e nove meses a mais alta patente dentro da corporação, em 2015, Anselmo Brandão se torna o mais antigo em um intervalo centenário da corporação. Nos últimos dias, a mudança de comando tem tomado cada vez mais força nos bastidores. De acordo com apurações feitas pelo BNews, o governador da Bahia, Rui Costa, já conversou, no início da semana, com o coronel e o comunicou da decisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp