Política

"A máquina está atuando fortemente em favor de Arthur", sinaliza Pelegrino sobre eleição na Câmara

Vagner Souza/BNews
"O governador é quem nomeia e exonera. Continuo cumprindo minha missão", disse Pelegrino   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 13/01/2021, às 11h28   Aline Reis e Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia e deputado federal licenciado, Nelson  Pelegrino (PT), acredita que a reforma administrativa que será promovida pelo governador Rui Costa (PT) não alcançará sua pasta. O petista disse que cumprirá o seu compromisso na missão dada pelo governador, de ficar no cargo até março de 2022.  

"O governador é quem nomeia e exonera. Continuo cumprindo minha missão. Sou deputado licenciado. Não tive nenhuma conversa neste sentido, nem para voltar para Brasília e nem para ficar. Assumi o compromisso que ficaria até o final do governo, meu prazo é março de 2022, quando tenho que voltar para Brasília se não eu fico inelegível",  Pelegrino.

Há 22 anos atuando em Brasília, o deputado federal licenciado classifica a eleição em 2021 como  "muito disputada" e ainda com o resultado "incerto". Pelegrino avalia que, apesar do apoio dos blocos partidários ao nome de Baleia Rossi (MDB-SP), candidato do atual chefe da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à sucessão na Câmara, que forma uma maioria numérica, o pleito poderá ter um resultado diferente do esperado. O secretário avalia que três fatores irão decidir quem será o novo presidente da Câmara e sinaliza que tem recebido notícias de que o governo federal está atuando pesado para eleição de Arthur Lira (PP-AL).      

"É um universo de 512 [deputados] onde cada eleitor é qualificado. O candidato precisa, além das coligações e dos apoios dos partidos e das lideranças, conquistar o voto individualmente. Se por um lado tem o sentimento de derrotar Bolsonaro e estabelecer uma linha de independência da Câmara, do outro tem a máquina do governo atuando a favor da candidatura de Arthur Lira. E o terceiro fator é a questão individual, o fator candidato, que é a desenvoltura de Arthur e a de Baleia. A combinação desses três fatores vai ser o resultado final desta eleição. Se o sentimento maior for o de derrotar Bolsonaro, aí eu acho que o Baleia vence; mesmo tendo esse sentimento, a máquina é a máquina e as informações que eu tenho é que a máquina está atuando fortemente em favor de Arthur", sinalizou Pelegrino.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp