Política

Eleição AL-BA: Rui e caciques do PP e PSD se reúnem e alinham cargos da Mesa Diretora

Arquivo/BNews
Briga é pela 1º vice-presidência   |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 14/01/2021, às 15h13   Tamirys Machado*


FacebookTwitterWhatsApp

Após chegarem a um consenso do nome de Adolfo Menezes (PSD) para presidir a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no biênio 2021/22, o governador Rui Costa (PT) e integrantes do PP, além do próprio Adolfo, tomaram um café nesta quinta (14) e, dentre os assuntos, alinharam nomes que poderão compor a Mesa Diretora da AL-BA. A eleição acontece dia 1º de fevereiro.

Conforme informações obtidas pelo BNews, a briga está em torno da 1ª vice-presidência, hoje ocupada por Alex Lima, do PSB. O PP quer Niltinho, que declinou da candidatura à presidência. Mas, enfrenta resistência do PT, que também pleiteia o cargo. Quem ficará com a missão de montar a Mesa Diretora é o futuro presidente Adolfo Menezes, mas as negociações também passam pelo chefe do Executivo estadual.  

“Houve um esforço grande todo mundo, seria natural que Niltinho fosse para 1º vice-presidência”, disse um dos integrantes do PP, justificando que seria um “gesto de compreensão de todos”.

Questionado se o fato do partido ganhar mais uma secretaria no Governo, já que Leão passa a assumir a Casa Civil (O PP tem hoje a SDE e Recurso Hídricos), seria um ponto negativo nas negociações de espaço na Mesa Diretora, o pepista foi categórico “a Casa Civil não entra em cota partidária, é na conta do governador”, disse, reiterando que o PP fará parte da composição.

A reportagem também apurou que haverá uma reunião ainda nesta tarde entre Nelson Leal (PP) - atual presidente da Assembleia que vai ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) após o acordo -, Jabes Ribeiro - secretário-geral do PP - e Niltinho, para discutir as negociações sobre a Mesa Diretora.

*Colaborou o repórter Pedro Vilas Boas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp