Política

Prêmio de Rui ao PP fez enterrar chance de Niltinho ser vice na AL-BA

Arquivo / ASCOM
A possibilidade foi aventada como forma de demonstrar a pacificação do PSD e PP  |   Bnews - Divulgação Arquivo / ASCOM

Publicado em 15/01/2021, às 10h19   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O crescimento do PP no primeiro escalão do governador Rui Costa (PT) fez minguar os planos de membros da Executiva da sigla de emplacar o deputado Niltinho (PP) como vice de Adolfo Menezes (PSD) na Assembleia Legislativa da Bahia. O pessedista já reuniu apoios suficientes para se concretizar como candidato único para ocupar a cadeira de presidente da Casa no próximo biênio e acabou com a queda de braço com o colega parlamentar. 

Como o PP cresceu e assumirá a Casa Civil com o vice governador João Leão (PP), a secretaria de Desenvolvimento Econômico continuaria com a legenda com Nelson Leal (PP) e a subida do suplente Luiz Augusto (PP) para a AL-BA, uma parte da base entende que os pepistas já foram contemplados o suficiente com um "senhor prêmio".

Alguns quadros chegaram a soar no ouvido do governador a possibilidade de colocar na caixa do acordo do PP essa condição favorável a Niltinho, mas, pelo visto e conversado na manhã desta sexta-feira (15) com deputados da base, a indicação não tem condição de se sustentar. 

A possibilidade foi aventada como forma de demonstrar a pacificação do PSD e PP, apesar de Adolfo Menezes e Nelson Leal (PP) já terem tomado um café da manhã com Rui na quinta-feira. Seria um movimento semelhante ao de 2018 que garantiu Leal na presidência e Alex Lima (PSB) na vice.

O BNews já havia noticiado que o PT quer a cadeira por justiça da proporcionalidade da bancada

Na formação da mesa diretora, a AL-BA, quando não há acordo, respeita a proporcionalidade das bancadas para distribuir os espaços. O fato do PSD ser a segunda maior bancada e sentar na cadeira da presidência, faz do PT, maior bancada, ser o natural detentor da cadeira de vice e o PP de primeiro secretário. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp