Política

"Fui a única candidata do PT que se lançou logo depois do segundo turno", diz Cibele, ao defender seu nome para presidência da UPB

Vagner Souza/Arquivo BNews
Além da ex-secretária de Relações Institucionais do governo Rui Costa (PT), estão na disputa pelo partido o prefeito de Miguel Calmon, Caca, e a prefeitas de Lauro de Freitas, Moema Gramacho  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 19/01/2021, às 15h09   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Prefeita de Rafael Jambeiro, município a 217 km de Salvador, Cibele Carvalho (PT) acredita que ter lançado seu nome ainda como pré-candidata logo após o segundo turno das eleições municipais 2020 é um bom motivo para ser a próxima presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB).

"Não tem problema dialogar e definir juntos quem vai apoiar quem. Agora, eu fui a única candidata do PT que lancei minha pré-candidatura logo após o segundo turno. Já dei entrevista, já lancei 'card'. Não é a situação dos outros candidatos. Mas isso não os inviabiliza", disse, em entrevista ao BNews nesta terça-feira (19).

Além da ex-secretária de Relações Institucionais do governo Rui Costa (PT), estão na disputa pelo partido o prefeito de Miguel Calmon, Caca, e a prefeitas de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

Cibele afirmou que conversou esta semana com Caca e deve conversar novamente em breve. Também entrou em contato com Moema, mas as duas ainda não conseguiram conversar com calma.

"Os prefeitos estão muito voltados para o combate à covid-19 nos municípios. Estávamos na expectativa da vacina. Rafael Jambeiro já recebeu uma parte para os profissionais da Saúde, idosos [em abrigos] e indígenas", explicou a prefeita e candidata.

Prioridades

Na avaliação de Cibele, estratégias para recompor as receitas dos municípios deve ser a prioridade do próximo gestor da UPB. "A crise pós-pandemia e a recomposição de receitas é prioridade, bem como discutir urgentes alternativas para geração de emprego. UPB é uma grande articuladora, interlocução que tem que ser feita com governo do estado, ONGs, empresas privadas, Congresso, deputados estaduais", argumentou.

O PP, do vice-governador João Leão, é o partido com o maior número de chefes de executivos na disputa; seis no total: Adriano Lima, da cidade Serrinha, Chepa Ribeiro, do município de São Félix do Coribe, Marcão, da cidade de Santana, Zé Cocá, de Jequié, Pitágoras, de Candeias e Ricardo de Itaberaba. 

Nas últimas duas gestões, o organismo de representação dos prefeitos esteve sob a gestão de Eures Ribeiro Pereira (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa. Porém, em 2021, o presidente do PSD Bahia, o senador Otto Alencar, afirmou que sua legenda não terá candidato. 

Matéria relacionada

Após definição da Assembleia, olhos se voltam para UPB; PP e PT devem rivalizar

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp