Política

Bolsonaro ironiza doação de oxigênio da Venezuela ao Amazonas: " poderia ajudar o seu povo"

Nícolas Maduro Twiter
O oxigênio irá para os hospitais e unidades de saúde de todo estado, mas principalmente da capital  |   Bnews - Divulgação Nícolas Maduro Twiter

Publicado em 20/01/2021, às 12h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um comboio de cinco caminhões chegou de Bolívar, na Venezuela, a Manaus, após percorrerem mais de 1.500 quilômetros de estrada, na noite desta terça-feira, 19, transportando 136.000 metros cúbicos de oxigênio.

O oxigênio irá para os hospitais e unidades de saúde de todo estado, mas principalmente da capital, para aliviar a crise de desabastecimento do insumo elementar no sistema de saúde do Amazonas — que agravou a crise vivida em razão da pandemia da Covid-19 — e foi divulgada de forma ampla pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Após saber da chegada da carga, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), desdenhou da ajuda venezuelana, dizendo que Maduro deve ter um realmente um grande coração, porque “ele tem 200 quilos” (se referindo ao peso do chefe do Executivo venezuelano).

” Se o Maduro quiser oferecer pra gente, beleza, vamos receber, sem problema nenhum. Agora, ele poderia dar auxílio emergencial para o seu povo também. O salário mínimo lá não compra meio quilo de arroz”, ironizou o presidente a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

Aeronave dos EUA

O governo Bolsonaro, por outro lado, está tratando com a embaixada norte-americana o empréstimo do avião Galaxy, da Força Aérea dos Estados Unidos, para fazer o transporte de cilindros de oxigênio no Brasil. Na última segunda-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que ainda não tinha “data certa” para a disponibilização da aeronave. “Estamos negociando para fazer a ponte Miami-Manaus”, disse ele.

Leia mais em:

51 pessoas morreram por falta de oxigênio no Amazonas

Ex-auxiliar de Mandetta alerta para aumento da demanda por oxigênio na Bahia entre estados do Nordeste

STJ dá 48h para autoridades do Amazonas se explicarem sobre oxigênio

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp