Política

Kajuru aciona STF contra candidatura de Rodrigo Pacheco à presidência do Senado

Marcos Oliveira/Agência Senado
Kajuru apoia a candidatura de Simone Tebet (MS)  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 29/01/2021, às 15h18   Redação BNews



O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência do Senado.

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, Kajuru pede respeito à proporcionalidade na eleição para o comando do Senado. Levando em consideração esse critério, a maior bancada teria o direito de indicar o presidente da Casa. O MDB tem o maior número de integrantes, com 15 senadores. 

Kajuru apoia a candidatura de Simone Tebet (MS).

No pedido ao STF, ele cita trecho do artigo 58 da Constituição. "Na constituição das Mesas e de cada Comissão, é assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa".

O senador ainda ressalta possíveis interferências pelo governo Bolsonaro na disputa no Senado.

"Para garantir a eleição do seu escolhido, o Chefe do Poder Executivo tem feito inúmeras intervenções e cooptações (como se referiu o Senador Tasso Jeiressati), o que inclui distribuição de cargos e liberação de emendas", diz.

Pacheco é apoiado por Jair Bolsonaro (sem partido), mas também conta com apoio da oposição. PT e PDT já se posicionaram a favor do candidato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp