Política

Roberto Carlos espera consenso para que PDT tenha nome na Mesa Diretora da Alba

Vagner Souza/BNews
Deputado Samuel Júnior briga por uma vaga   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 01/02/2021, às 15h15   Redação BNews*


FacebookTwitterWhatsApp

A eleição da Mesa Diretora da AL-BA ocorre nesta segunda-feira (1º). Candidato único pela presidência na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD) espera ser oficializado como o novo presidente da Casa nesta segunda-feira (1º). Mas, é na escolha da mesa diretora da AL-BA que a situação está complicada. 

O deputado estadual Samuel Júnior (PDT) cobrou em entrevista ao BNews, nesta segunda-feira (1º), um "gesto" do PT para que garanta um espaço para o PDT. O partido visa manter a quarta secretaria da Casa.

O deputado Roberto Carlos, também do PDT, comentou a situação e falou sobre colocar seu nome à disposição. "Nós temos um bloco formado pelo PDT e PC do B, constituído de oito deputados, sete na ativa e um licenciado que é Léo Prates. Como qualquer deputado que quer crescer quer participar da mesa, que é onde se decide a pauta do dia e algumas coisas burocráticas da Casa. Mas eu declinei do meu nome. O deputado Samuel Júnior disse que ia colocar o nome dele pra apreciação dos deputados. Se for assim, vamos analisar a proposta do deputado Samuel pra votar.
Claro que temos que ouvir nosso líder Rosemberg Pinto, que está tentando com que a Casa seja uma chapa só, como foi consenso para o presidente, que seja assim para os outros cargos". 

Questionado pelo BNews concorda com Samuel quando ele afirma que duas vagas para o PT é muito e que o PDT deveria ter uma, Roberto Carlos tergiversou: "O PT, do ponto de vista de regimento interno, tem direito, porque tem 11 deputados estaduais. Mas sempre o PT usou o consenso na Casa. Na legislatura passada eles tinham direito a duas vagas, mas abdicaram de uma pra ter uma composição ora que todos os partidos da base aliada pudessem ter um membro na mesa da Casa. Vamos fazer esse apelo novamente ao líder do bloco, Marcelino Galo, líder do PT, pra que eles possam utilizar o consenso e aí sim o PDT possa ter um assento, que no caso seria o Samuel Júnior", finalizou. 

* com informações do repórter Pedro Vilas Boas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp