Política

“O DEM não tem dono, não somos um cartório”, afirma ACM Neto sobre disputa na Câmara Federal

Reprodução/ GloboNews
Ele também defendeu que não pode ser responsabilizado pela derrota de Baleia, pois Lira ganhou com quase o dobro de votos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ GloboNews

Publicado em 07/02/2021, às 21h42   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou na noite deste domingo (7) em entrevista à jornalista Andréia Sadi, na GloboNews, que sua estratégia de liberar os deputados federais para escolherem seu candidato à presidência da Casa foi para preservar a unidade no partido.

“O DEM não tem dono. Não somos um cartório”, disse Neto quando questionado sobre seu peso na derrota de Baleia Rossi (MDB-SP), que disputava com Arthur Lira (PP-AL) o cargo de presidente da Câmara Federal. O democrata baiano disse que se reuniu com os parlamentares da legenda e ficou aprovado que cada um poderia fazer a sua escolha, a fim de evitar um racha.

Ele também defendeu que não pode ser responsabilizado pela derrota de Baleia, pois Lira ganhou com quase o dobro de votos. O processo gerou um enorme desgaste em sua relação com o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que apoiava o emedebista. Especula-se, inclusive, que Maia esteja pensando em trocar de partido.

“Quero reafirmar o carinho e amizade que tenho há quase 20 anos com o Rodrigo. Nesse tempo estivemos sempre juntos, do mesmo lado. Não é esse processo específico na Câmara que vai apagar o importante legado dele à frente da presidência. Ele assegurou a independência da Casa, teve voz firme, falou as coisas de maneira direta e defendeu a democracia. Desejo que continue no Democratas, pois ainda tem muito a contribuir na discussão interna. Contudo, essa decisão cabe exclusivamente a ele”, elogiou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp