Política

Defesa de Lula tenta evitar que Supremo julgue validade de mensagens trocadas pela Lava-Jato

Paulo Pinto/Fotos Publicas
Petista conseguiu obter as mensagens trocadas por integrantes da força-tarefa por meio de uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski  |   Bnews - Divulgação Paulo Pinto/Fotos Publicas

Publicado em 08/02/2021, às 15h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (8) um pedido de desistência do habeas corpus em que tenta obter as mensagens trocadas por integrantes da Lava-Jato.

As informações são da coluna Radar, da revista Veja. A relatoria do feito está a cargo do ministro Edson Fachin, responsável pelos processos referentes à operação na Corte.

A defesa do petista conseguiu obter as mensagens por meio de uma outra decisão do ministro Ricardo Lewandowski, antes que o pedido relatado por Fachin tivesse sido julgado no plenário.

Em novembro, Fachin entendeu que, antes de fornecer a Lula as mensagens trocadas entre o ex-juíz, e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro e dos procuradores da força-tarefa, era preciso decidir, em análise do plenário da Corte, se os dados tinham validade jurídica. 

De acordo com a publicação, a defesa do ex-presidente desistiu do recurso para evitar que o responsável pela Lava-Jato no STF seguisse com o julgamento no plenário — o que poderia resultar numa derrota para Lula se as mensagens fossem declaradas nulas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp