Política

Bolsonaro faz reunião ministerial e deixa Mourão de fora

Valter Campanato/Agência Brasil
Encontro não foi incluído na agenda oficial do presidente da República  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 09/02/2021, às 13h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Prestes a fazer a sua reforma ministerial, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com os atuais ministros nesta terça-feira (9). O que chamou a atenção foi a ausência do vice-presidente Hamilton Mourão (PTB), que não participou do encontro no Palácio do Planalto.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, assessores de Bolsonaro disseram que o presidente falou individualmente com os ministros, para evitar o convite ao general do Exército.

Mourão costuma ser participativo e vai frequentemente às reuniões ministeriais. Além das eventuais rusgas e ruídos que chegam à imprensa, Bolsonaro desconfia que o vice-presidente vaze informações dos encontros.

Procurado, Mourão não quis se pronunciar sobre o assunto.

Nos bastidores, se sabe que Bolsonaro não tem intenção de ter Mourão ao seu lado em uma eventual chapa para a disputa em 2022 e pode optar por mulheres do seu governo, como Damares Alves ou Tereza Cristina, ambas ministras.

A ala militar do governo está disposta a apoiar a mudança, já que acreditam que Mourão tem capital político suficiente para disputar algum cargo no Rio Grande do Sul, seu estado de origem. Um movimento pacífico pode fazer, inclusive, Bolsonaro o apoiar publicamente para uma eleição ao Senado, por exemplo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp