Política

Alan Sanches declara rompimento político com João Roma

Arquivo
Deputado acusa republicano de deslealdade com ACM Neto  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 12/02/2021, às 22h20   Henrique Brinco



O deputado estadual Alan Sanches (DEM) rompeu politicamente com deputado federal João Roma (PRB-BA) após a nomeação dele para o Ministério da Cidadania. A justificativa foi o que chama de "deslealdade" do republicano ao presidente nacional do DEM, ex-prefeito ACM Neto, e aos seus "companheiros".

"Afinal, apesar de toda orientação do seu líder, do seu amigo, mentor, o líder do Democratas nacional, ex-prefeito ACM Neto, ele (Roma) passou por cima da ideologia de Neto e de todo grupo e aceitou o convite do governo federal, ao qual não somos, nunca fomos aliados, demonstrando total deslealdade a ACM Neto e a nós seus aliados", rechaçou, em um comunicado distribuído na noite desta sexta-feira (12).

"Ao contrário, sempre mantivemos uma postura independente. Sendo assim, fica inviável continuar acompanhando-o politicamente", assegurou Sanches.

Em nota mais cedo, Neto negou que tenha indicado Roma para a pasta e se isentou de qualquer relação com Bolsonaro. "Considero lamentável a aceitação, pelo deputado João Roma, do convite do Palácio do Planalto para assumir o Ministério da Cidadania. A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida", declarou, em nota.

"Se a intenção do Palácio do Planalto é me intimidar, limitar a expressão das minhas opiniões ou reduzir as minhas críticas, serviu antes para reforçar a minha certeza de que me manter distante do governo federal é o caminho certo a ser trilhado, pelo bem do Brasil", completou.

O comentário foi feito minutos depois de o ex-presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), tecer um ataque contra o ex-prefeito de Salvador. "ACM Neto mostrou hoje o seu caráter", escreveu, sinalizando que o baiano teria participado da negociação para que Roma fosse o escolhido para a pasta pelo presidente Jair Bolsonaro. Nos bastidores, corre a informação que o DEM teria facilitado a eleição de Arthur Lira (PP) na Câmara em troca de espaços no governo - contrariando o desejo de Maia, que apoiou a candidatura de Baleia Rossi (MDB).

Leia também:
João Roma é nomeado ministro da Cidadania
“ACM Neto mostrou hoje o seu caráter”, dispara Rodrigo Maia 
"Vai exercer trabalho com dedicação e honra", diz Marinho após nomeação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp