Política

Deputados articulam para inserir na MP da vacina metas e sanção ao governo federal

Marcello Casal Jr. Agência Brasil
No Congresso, a expectativa é que não seja vetada a MP que dá prazo para a Anvisa autorizar emergencialmente  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr. Agência Brasil

Publicado em 16/02/2021, às 07h28   Redação BNews



Parlamentares da Câmara dos Deputados discutem inserir na medida provisória sobre compra de vacinas que deve ser votada nesta quinta-feira (18) pela Casa, um dispositivo estipulando prazo ao governo federal para cumprir metas de imunização.

A intenção é fixar datas para obrigar o governo a vacinar a população, na ausência de cronograma no plano nacional de imunização. Idosos acima de 70 anos, por exemplo, seriam vacinados até julho. Os deputados ainda estudam se haveria sanções em caso de descumprimento.

No Congresso, a expectativa é que não seja vetada a MP que dá prazo para a Anvisa autorizar emergencialmente vacinas contra a Covid-19. A leitura é que quem precisa de liberação rápida da agência é o próprio governo.

Culpado

Parlamentares e especialistas culpam o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pela dificuldade na compra das vacinas, já que ele insiste em atacar o BRICS, quando esses países têm vacinas ou insumos que evitariam a escassez.

De José Noronha, diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, ligando a falta de imunizantes, de que sofre o Rio, à política externa do Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp