Política

Após prisão de Silveira, cúpula teme abrir precedentes sem afrontar STF

Reprodução / TV Globo
Deputado foi preso na noite desta terça (16)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TV Globo

Publicado em 17/02/2021, às 13h18   Redação BNews



Parlamentares da Câmara dos Deputados passaram a noite conversando sobre a prisão do deputado Daniel Vieira que ocorreu na noite desta terça-feira (16) por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Apesar da prisão, os deputados temem que essa ação poderá abrir precedentes, além de ser uma afronta à corte, mas ainda não há consenso sobre o que será feito daqui para frente.

Porém, existe uma preocupação da parte políticos em proteger a casa, já que os deputados não querem briga com o Supremo Tribunal Federal (STF), ainda mais que Daniel Silveira 'vive de atacar a democracia', segundo um líder que participa das negociações. A Mesa da Câmara deverá se reunir ainda na tarde desta quarta-feira (174) para avaliar medidas sobre o ocorrido. Entre os líderes, a expectativa é de que outros ministros confirmem a decisão do ministro Moraes.

Daniel estaria provocando o STF já há algum tempo e, caso a Corte decida manter a prisão dele, por unanimidade, a situação vai ficar mais difícil para os deputados conseguirem contrariar uma decisão maior dos ministros do Supremo. Ou seja, a briga poderá ser entre a Câmara dos deputados contra o STF, segundo avaliação dos políticos. 
Já no Planalto, a ideia é não se envolver com a defesa de Silveira, mesmo sendo aliado do presidente Bolsonaro (sem partido). Nem defesa pública, nem o próprio presidente se manifestaram sobre a prisão, já que o governo quer distância de brigas com o STF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp