Política

Com interferência de Zambelli, cantor Netinho passa a ser responsável pela criação de partido de Bolsonaro na Bahia

Reprodução/Redes Sociais
Vereador Alexandre Aleluia era responsável pela coleta de assinaturas no estado   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 17/02/2021, às 14h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) alçou o cantor Netinho ao cargo de responsável pela coleta de assinaturas na Bahia para criação do Aliança pelo Brasil, partido intencionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O responsável pela função no estado era o vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (DEM), que é próximo aos filhos do presidente. 

"Estou com Netinho na Bahia. Vim conhecer o trabalho que ele faz aqui. Ele está responsável pela arrecadação das fichas. Netinho tem uma caixa postal aqui, faça sua ficha e mande. Temos que entregar esse presente para o Bolsonaro. Seja esse ano ou ano que vem", afirmou a deputada.

Nesta sexta-feira (12), o BNews demonstrou que passados 15 meses do anúncio de criação, a legenda registrou apenas 68.034 apoios, aproximadamente 13,82% do total necessário para criação, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Na Bahia, a intencionada legenda registrou 5.190 apoiadores. Em todo o Nordeste, a Bahia é o segundo estado que forneceu o maior número de assinaturas, a liderança é ocupada pelo Maranhão com 6.048 apoios, e o terceiro lugar é ocupado pela Paraíba com 3.883. Já as UF's com o menor número de apoiadores são: Piauí que não registrou apoiadores, Rio Grande do Norte com 509, e Sergipe com 458.

Segundo a lei nº 9.096/1995, são necessárias assinaturas correspondentes a 0,5% dos votos válidos da última eleição geral para a Câmara dos Deputados, sendo assim, seriam necessárias no mínimo 492.015 assinaturas para validar o novo partido e é necessário que o apoio seja comprovado, no mínimo, em nove estados do país e com o mínimo de 0,1% do eleitorado votante do estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp