Política

Gilmar Mendes arquiva inquérito contra ministro Rogério Marinho por suposto crime de caixa dois em 2012

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Segundo o magistrado, que é relator do processo, o inquérito foi arquivado por não apresentar novos elementos nos últimos três anos, e sem que comprovasse a suposta prática criminosa  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 25/02/2021, às 12h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento do inquérito contra Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, por crime de caixa 2. 

De acordo com informações do G1, a investigação apura as diferenças no valor declarado à Justiça Eleitoral em 2012, quando foi candidato à Prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte, na contratação de uma empresa que prestou serviços para a sua campanha.

Segundo o magistrado, que é relator do processo, o inquérito foi arquivado por não apresentar novos elementos nos últimos três anos, e sem comprovar a suposta prática criminosa.

À ocasião, Marinho declarou ter desembolsado R$ 499 mil para uma empresa de comunicação. No entanto, investigações preliminares apontaram para um valor de R$ 1,9 milhão pago pelo então candidato.

“Não há elementos probatórios mínimos que sustentem a hipótese investigativa de realização de despesas não declaradas. Pelo contrário, as provas até então produzidas indicam que o ponto de divergência entre o empresário e o investigado reside na redução do valor do contrato inicialmente pactuado, o que teria causado prejuízos à produtora”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp