Política

Vereador de Salvador pede correção automática da tabela do Imposto de Renda; medida isentaria milhões de contribuintes

Reprodução/ Governo Federal
Uma das preocupações este ano é para as famílias que receberam o auxílio emergencial em 2020  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Governo Federal

Publicado em 01/03/2021, às 19h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Começou nesta segunda-feira (1) e vai até 30 de abril, o prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 – ano base 2020. A tabela do IR acumula uma defasagem de 113,09% nos últimos 24 anos. Isso quer dizer que, se ela tivesse sido corrigida pela inflação nesse período, milhões de brasileiros não precisariam pagar o imposto.

Segundo o Sindifisco (Sindicato de Auditores Fiscais da Receita Federal), a correção da tabela permitiria que a faixa de isenção de rendimentos tributáveis fosse para quem ganha até R$ 4.000. Atualmente, o contribuinte que recebe até R$ 1.903,98 por mês não precisa declarar o IR.

Uma das preocupações este ano é para as famílias que receberam o auxílio emergencial em 2020. Eles poderão ser tributados se, no somatório total do ano, os rendimentos superarem o que prevê a faixa de isenção. 

O vereador de Salvador Augusto Vasconcelos sustenta que essas distorções sejam corrigidas. “Eu defendo a aprovação de um projeto de lei que torne automática a correção da tabela do imposto de renda todos os anos pelos índices oficias de inflamação para que não tenhamos que depender da vontade do governo de ocasião”, explicou Vasconcelos. 

Na avaliação dele, essa correção garantirá que os contribuintes não sejam penalizados. “A classe trabalhadora vem pagando, a cada ano, cada vez mais tributos. Enquanto isso, o andar de cima composto por bancos, conglomerados financeiros, rentistas e especuladores pagam cada vez menos em proporção a sua renda. Por isso, corrigir a tabela do imposto de renda é um dos nossos compromissos e vamos lutar por isso até o fim”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp