Política

Alice Portugal assume presidência da Comissão de Cultura na Câmara dos Deputados

Nilson Bastian / Câmara dos Deputados
Bnews - Divulgação Nilson Bastian / Câmara dos Deputados

Publicado em 11/03/2021, às 12h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federl Alice Portugal (PCdoB) foi eleita por unanimidade, nesta quinta-feira (11), a presidente da Comissão de Cultura (CCULT) da Câmara dos Deputados. A parlamentar, que presidiu o Colegiado no ano de 2014, se destaca atuou no debate de temas importantes do setor cultural no país.

Alice foi relatora da Lei da Cultura Viva, considerada um marco histórico na evolução das políticas culturais no Brasil. A deputada também relatou a nova Lei do Audiovisual, do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) e da criação do Fundo de apoio à mídia independente.

“Assumo esta Comissão com muita alegria e com o compromisso de continuar lutando pelos direitos dos profissionais da Cultura e pelo fortalecimento das políticas públicas para o setor, que é tão atacado pelo governo Bolsonaro. Vamos trabalhar de forma suprapartidária para fazer da Cultura não somente o elemento conceitual da alma de um povo, mas como economia, desenvolvimento e como a garantia de sustentação de milhões de brasileiros e brasileiras. A cultura se alimenta com o oxigênio da democracia e sem democracia não há políticas culturais. Nesta pandemia, o setor se levanta em defesa da vacina e por um país democrático e esta Comissão vai dar eco a essas manifestações. Vamos trabalhar para garantir o cumprimento da Lei Aldir Blanc para que os recursos cheguem nas mãos do nosso povo”, afirmou Alice após eleição.

Em 2014, quando foi presidente da CCULT, Alice priorizou ações estruturantes para a Cultura, que muito contribuíram para a consolidação de políticas públicas de Estado voltadas ao setor. Entre elas, a revisão da Lei de Direitos Autorais, a popularização do Vale Cultura, a articulação para aprovação do Procultura no Congresso e a votação da PEC 421/2014, antiga PEC 150/2003, que destinou 2% do orçamento federal para a cultura, entre outras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp