Política

Deputados aprovam urgência para votar empréstimo de R$ 1,5 bi ao governo da Bahia

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/03/2021, às 17h33   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, em sessão nesta segunda-feira (15), requerimento de urgência para votação sobre o pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão ao Banco do Brasil solicitado pelo governo do estado. O objetivo é investir em infraestrutura.

A bancada de oposição, liderada pelo deputado Sandro Régis (DEM), já havia divulgado posicionamento contrário ao requerimento.

“Por entender que um projeto da importância desse empréstimo, primeiro, não pode ser votado de forma virtual. É um projeto que merecia maior conhecimento e maior discussão dentro da Casa, até porque vai causar, sem dúvidas, um grande impacto financeiro futuro", disse o democrata, no comunicado.

Com postura independente na Casa, o deputado Hilton Coelho (PSOL) também votou contra o requerimento.

Como justificativa para o pedido de empréstimo, o governo argumenta que é necessário para cumprir as necessidades de investimentos em obras de infraestrutura, já que o estado teve que arcar com gastos no combate à pandemia. 

“Nenhuma forma de votação foi suprimida. Tanto oposição quanto votação tem na forma regimental de proceder a todos os debates. O fato de estar distante não quer dizer que estamos ausentes da seriedade desse debate”, rebateu o deputado Zé Raimundo (PT). 

Apesar da postura dos oposicionistas, o governo Rui Costa (PT) tem maioria na AL-BA; 46 deputados integram a base de apoio, enquanto 17 compõem a minoria. 

O presidente da AL-BA, deputado Adolfo Menezes (PSD), já pautou a votação para a próxima quinta-feira (18), às 10h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp