Política

Classe política lamenta morte do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão

Reprodução / Instagram
Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 18/03/2021, às 22h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Diversos políticos lamentaram, na noite desta quinta-feira (18), a morte do prefeito da cidade baiana de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), vítima da covid-19. O emedebista estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Gusmão morreu, aos 72 anos, deixando viúva a primeira-dama Luci Freire Gusmão.

“A pandemia continua fazendo vítimas. Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, uma das grandes cidades do nosso Estado. Na política, atuamos em campos opostos, mas procurando sempre cumprir a nossa missão. Minha solidariedade aos familiares e amigos do prefeito Herzem Gusmão. Que Deus os conforte neste momento de dor”, disse o governador da Bahia Rui Costa (PT).

“O prefeito Herzem Gusmão era uma das grandes figuras públicas da nossa Bahia. É realmente uma grande perda porque ele era um líder que trazia esperança à população de Vitória da Conquista. Que Deus conforte a família e os amigos nesse momento de extrema dor”, disse o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM).

“Meus sentimentos à família, na pessoa de D. Luci, sua esposa, aos amigos e conterrâneos de Herzem, meu companheiro de Parlamento, entre 2015 e 2018, quando foi disputar, e vencer, as eleições para a Prefeitura de Conquista. Era uma pessoa obstinada, com um grande senso de responsabilidade pela coisa pública. Agora, a vice-prefeita Sheila Lemos (DEM) tem a missão de honrar o legado de Herzem”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes (PSD).

“O prefeito Herzem Gusmão era uma das grandes figuras públicas da nossa Bahia. É realmente uma grande perda porque ele era um líder que trazia esperança à população de Vitória da Conquista. Que Deus conforte a família e os amigos nesse momento de extrema dor”, publicou o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM).

"É uma notícia muito triste, especialmente neste momento de agravamento da pandemia em todo o país. Herzem deixa um legado de muito trabalho e dedicação por Conquista, mesmo antes de ser prefeito. Muito querido e carismático, sempre era muito firme em seus posicionamentos e ao defender seus ideais. É uma grande perda para sua querida Conquista, mas também para a Bahia. Meus sentimentos à família e aos amigos. Que Deus dê a ele o descanso eterno e conforte o coração de todos neste momento de dor", afirmou o deputado federal Paulo Azi (DEM).

“Meus sentimentos a todos os amigos e familiares do prefeito de Vitória da Conquista, @herzemgusmao, vítima das complicações do coronavírus. Neste momento, a gente coloca as divergências político-partidárias de lado e se solidariza com todas as pessoas afetadas pela perda”, escreveu a senadora Lídice da Mata (PSB).

“Deixo registrado meus sentimentos aos familiares do prefeito Herzem Gusmão e ao povo de Vitória da Conquista. Descanse em paz, guerreiro! #Luto”, publicou o deputado estadual Alex Lima.

"Lamento profundamente o falecimento do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão. Apresento à sua família meus sinceros sentimentos de pesar neste momento de dor e luto. Junto-me à população conquistense  pela perda do prefeito neste momento tão dramático. Herzem Gusmão teve uma carreira política de destaque, como prefeito do município de Vitória da Conquista, tendo anteriormente exercido o cargo de deputado estadual. Profissionalmente se projetou como  jornalista, radialista e comentarista político", lamentou o deputado federal Waldenor Pereira (PT).

Herzem Gusmão lutava desde 7 de dezembro do ano passado contra a Covid-19. Em 26 do mesmo mês foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde faleceu esta noite. 

Ele nasceu em Vitória da Conquista, em 2 de junho 1948. Bacharel em Direito, foi bancário, mas se notabilizou profissionalmente como radialista. Em 2015, assumiu o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia, atuando como  vice-presidente  da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público. Em 2018, foi eleito prefeito de Vitória da Conquista. Conquistou a reeleição no ano passado, tomando posse no cargo ainda no leito hospitalar, em São Paulo. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp