Política

Orçamento para 2021 será votado na Comissão Mista nesta quarta-feira

Edilson Rodrigues/Agência Senado
O relator será o senador Marcio Bittar (MDB-AC)  |   Bnews - Divulgação Edilson Rodrigues/Agência Senado

Publicado em 23/03/2021, às 15h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) inicia nesta quarta-feira (24) a votação da proposta orçamentária para 2021. O texto, que deveria ter sido aprovado em dezembro, será relatado pelo senador Marcio Bittar (MDB-AC).

A proposta orçamentária para 2021 sugere uma melhora no Produto Interno Bruto (PIB), com um crescimento de 3,2%. Em função da pandemia, a economia encolheu 4,1% em 2020, o pior resultado em 25 anos. A meta fiscal é um déficit de R$ 247,1 bilhões para o governo central, ante o déficit recorde de R$ 743,1 bilhões em 2020;

"Todas as demandas são legítimas, mas o Orçamento é o mesmo. Eu quero atender e vou atender dentro desses limites que nós temos. Se você pegar o Orçamento como ele está hoje, não há dinheiro para manter os ministérios. É obra parada. Você não tem sequer condições de continuar aquilo que está no planejamento. O Executivo também põe uma demanda de encontrar um recurso a mais, e não é nem para novas obras, é para continuar as que estão sendo tocadas. Se for para tirar tudo desse Orçamento que está aqui, não temos como fazer. Mas nós estamos nesse exercício. Essa é a peleja que temos pela frente", afirmou o emedebista. 

O senador destacou que este é o "orçamento mais apertado em décadas" e que realizou ajustes para garantir verba para o combate ao coronavírus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp