Política

Pressionado, Planalto busca substituto para Ernesto Araújo

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ministro estaria perdendo apoio do governo  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 25/03/2021, às 15h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) buscam um substituto para a vaga de Ernesto Araújo no comando do Ministério das Relações Exteriores. O Congresso Nacional vem pressionado o governo pela saída do ministro, que é visto como um empecilho na negociação por vacinas contra o coronavírus e que estaria perdendo apoio dentro do governo. 

Araújo esteve nesta quinta-feira (25) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para explicar sua atuação durante a pandemia de covid-19. A conversa, relatada a parlamentares, não convenceu Lira que, assim como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), está às voltas nos últimos dias com reuniões com embaixadores de outros países em busca de soluções para o atraso das vacinas.

Entre os nomes cotados por senadores e integrantes do Planalto, por enquanto, estão os do ex-presidente da República e atual senador Fernando Collor (PRB-AL) e do também senador Antonio Anastasia (PSDB-MG)

Há um grupo na Câmara que defende que o nome seja o de um diplomata, técnico, por acreditar que a chamada ala ideológica não aceitará a derrota dupla: a saída de Ernesto e entrada de um político no cargo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp