Política

STF decide em 14 de abril se confirma decisão que anulou condenações de Lula

Ricardo Stuckert/Divulgação
Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 25/03/2021, às 19h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar no dia 14 de abril se confirma ou não a decisão do ministro Edson Fachin, que anulou as condenações impostas pelo ex-juiz Sergio Moro ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

De acordo com apuração do jornal O Globo, em caráter reservado, ministros disseram que a tendência é que a medida seja mantida. A data foi escolhida pelo presidente da Corte, Luiz Fux, depois de conversas com outros ministros.

O argumento de Fachin é que a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o foro adequado para conduzir os processos. Esse resultado não anula a decisão tomada na terça-feira pela Segunda Turma, de que Moro agiu com parcialidade na condução do processo sobre o triplex no Guarujá (SP). As ações são diferentes.

O plenário do STF vai analisar um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a decisão de Fachin. O ministro declarou, na ocasião, que a Segunda Turma não precisaria mais julgar a suspeição de Moro. No entanto, a turma decidiu julgar e concluiu que o ex-juiz foi parcial na condução de um dos processos contra Lula. Segundo a reportagem, se essa questão voltar a ser discutida em plenário, o mais provável é que a maioria dos ministros declare a validade da decisão da Segunda Turma.

Sem as condenações, Lula ficará definitivamente elegível para concorrer em 2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp